31/03/2020

Caixas de fósforos (4)

Nem de propósito, esteve para ser esta a caixa de fósforos de ontem, no dia em que apareceu esta capa da New Yorker, também ela desenhada pelo Chris Ware:



(aqui)

É, como todas as outras capas que ele desenhou, incrível. 
Cheguei ao Chris Ware por via da penúria: tinha pouco dinheiro, isto lá para 90 e muitos, entrei na BD Mania e das poucas coisas baratinhas e estupidamente bonitas que lá tinham era este livro. Reparem, há poucas coisas que mudam: o Ware continua a fazer livros incríveis e eu continuo com pouco dinheiro. («Vou para Letras», disse eu aos meus pais, orgulhoso…)

Agora os fósforos de hoje: Bulding Stories, que tem uma entrada na wikipedia e tudo. 
É uma caixa com vários objectos impressos dentro: de folhetos a jornais, livros de capa dura e desdobráveis, é um mundo. Não sei se há uma maneira «certa» de ler este livro, uma ordem concreta; quando o comprei e cheguei a casa, abri-o e tirei tudo para fora, maravilhado, um bocado como os malucos da arca do Pessoa: voltar a pôr tudo na ordem é que está quieto. Li-o, portanto, à minha maneira, na minha ordem, com fragmentos que andam para trás e para diante no tempo. Não importa: qualquer que seja a ordem de leitura, é absolutamente genial.

[acrescento]
Aparentemente, a google não deixa que publique fotos deste livro, nem para efeitos de divulgação, daí estes quadrados estarem todos assim. Oh well...













Sem comentários: