29/03/2020

Caixas de fósforos (2)

Isto de ser de uma família chique a valer tem as suas vantagens, nomeadamente no que diz respeito a papéis que se encontram no fundo de gavetas.

O meu bisavô foi presidente do Supremo Tribunal de Justiça, durante o Estado Novo. Confesso que desconheço qual o envolvimento dele com aquela gente (terei de perguntar à minha mãe), mas sei de histórias, coisas como ele odiar padres mas ter por melhor amigo um padre, ou de ele ser secretamente contra o Salazar, mas duvido muito: afinal, esteve naquele cargo durante 13 anos (34-47). É o 20.º, aqui nesta lista. O primeiro documento, aqui em baixo, data de 1901 e é a nomeação dele para (cito) «o logar vago de delegado do procurador da coroa e fazenda da comarca da Beira, da provincia de Moçambique», naquele que, suponho, tenha sido o seu primeiro posto de trabalho. 








O meu pai era diplomata. Quando nasci, em 1978, ele estava como secretário (não percebo nada dos escalões da carreira diplomática, mas bom, era um diplomata em início de carreira) na Jugoslávia. Lična karta quer dizer Carta de identidade e é curioso ter na mão um documento de um país que já não existe. 





3 comentários:

Patrícia Ricardo disse...

Uau.

verao80 disse...

Que preciosidades, Pedro.
Sobre a colecção de discos da Sassetti: cresci numa casa onde existia e parece que irei herdar uma igual à tua.

Pedro Serpa disse...

AInda bem que gostam :) Vou continuar a meter para aqui coisinhas (acho é que não consigo fazer uma por dia, sou um indisciplinado)